ENGª NORA STANTON BLATCH


Nora Stanton Blatch Barney, nasceu a 30 de Setembro de 1883, Basingstoke, Reino Unido, faleceu a 18 de Janeiro de 1971, Greenwich, Connecticut, EUA.

Pertenceu a uma família de Sufragistas, de mulheres que lideram movimentos pela igualdade dos direitos das mulheres e desde cedo seguiu os passos da sua avó, Elizabeth Cady Stanton e de sua mãe Harriot Stanton Blatch.

(da esquerda para a direita) Nora Blatch Stanton DeForest Barney, Elizabeth Cady Stanton, Harriot Stanton Blatch
Nora Stanton Blatch Barney, nasceu em Hampshire, e foi a PRIMEIRA MULHER A TORNAR-SE ENGENHEIRA CIVIL nos Estados Unidos da América, formou-se em 1905 na Universidade de Cornell. Nesse mesmo ano, Nora, foi a primeira mulher, a ser aceite como membro da Sociedade Americana de Engenheiros Civis. Trabalhou durante um ano (1905-1906) para a Companhia da Ponte Americana (American Bridge Company) e no Conselho de Abastecimento de Água, da cidade de Nova Iorque.
Lee De Forest "Father of Radio"
Acabou por fazer cursos de Matemática e Eletricidade na Universidade da Columbia, para poder trabalhar como assistente no Laboratório de Lee de Forest, inventor do rádio pioneiro, rádio tubo de vácuo. Casou com Forest em 1909, o casamento durou 2 anos, foi Blatch que exigiu o divórcio o Forest veio comentar no New York Times, que o divórcio deveu-se a Nora "era toda mentalidade e ambição", disse que ela "insistia em continuar a sua carreira como engenheira hidráulica", numa altura em que a profissão exigida das mulheres era serem donas de casa. O título da entrevista foi "Warns Wives of Careers" (Advertências das carreiras das esposas) Forest disse ainda que as mulheres começam a sacrificar a sua vida de donas de casa para se dedicarem a uma causa profissional. Nora, como sufragista, dedicada à emancipação da mulher e do seu papel na sociedade, não aguentou os ideais do seu ex esposo.




Rhoda Jenkins e Nora Stanton Blatch
Depois de retornar à cidade de Nova Iorque, Nora Blatch, trabalhou como Engenheira Assistente na Empresa Radley, de construção de aço, de 1909 a 1912. E por vários anos foi Engenheira Assistente da Comissão do Serviço Público de Nova Iorque (desde 1912). Começo a trabalhar em part-time (em 1914), como Arquiteta e Projetista em Long Island. Em 1916 ganhou notoriedade quando apresentou um processo contra a Sociedade Americana de Engenheiros Civis, que determinaram que Nora Blatch não poderia mais ser membro da Associação, porque tinha passado a idade de ter o estatuto de Junior. Nora perdeu a causa em tribunal.

Em conjugação com a sua vida profissional, Nora dedicou o seu tempo à causa sufragista. Fundou um clube de sufragistas em 1909 até 1917. Tornou-se presidente em 1915 da União Política das Mulheres, sucedendo à sua mãe e editou a "Organização Política Mundial das Mulheres".
Em 1919, casou com Morgan Barney, um Arquiteto ao Serviço da Marinha. E mudou-se para Greenwich, Connecticut. Manteve a sua vida política ativa nos últimos anos da sua vida, escrevendo panfletos "Mulheres são Seres Humanos" (1946).





Share on Google Plus

0 comentários: