MARIE CURIE


Marie Skłodowska Curie nascida em Varsóvia a 7 de novembro de 1867 e morreu em Passy, Sallanches a 4 de julho de 1934.

Foi uma cientista polonesa com naturalização francesa que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. Foi a primeira mulher a ser laureada com um Prémio Nobel da Física (1903) e Prémio Nobel da Química (1911), foi a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prémio duas vezes.

Estudou na Universidade Floating, em Varsóvia, onde começou seu treino científico. Em 1891, aos 24 anos, seguiu sua irmã mais velha, Bronislawa, para estudar em Paris, cidade na qual conquistou seus diplomas e desenvolveu seu futuro trabalho científico.

Marie Curie foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris.

As suas conquistas de Marie incluem:
- teoria da radioatividade (termo que ela mesma cunhou),
- técnicas para isolar isótopos radioativos,
- a descoberta de dois elementos, o polônio e o rádio, (o elemento químico polônio, surgiu com esse nome em homenagem ao seu país de origem)
- Sob a direção dela foram conduzidos os primeiros estudos sobre o tratamento de neoplasmas com o uso de isótopos radioativos.
- A cientista fundou os Institutos Curie em Paris e Varsóvia, que até hoje são grandes centros de pesquisa médica.
- Durante a Primeira Guerra Mundial, fundou os primeiros centros militares no campo da radioatividade.

Marie Curie morreu aos 66 anos, em 1934, num lar em Sancellemoz, em França, por ter contraido uma leucemia causada pela exposição a radiação ao carregar testes de rádio em seus bolsos durante a pesquisa e ao longo de seu serviço na Primeira Guerra, quando montou unidades móveis de raio-X

Em 1955, a cientista, foi a primeira mulher a ser enterrada no Panteão de Paris.



Fim.

Share on Google Plus

0 comentários: