Ligantes hidrófobos – são líquidos
viscosos ou soluções resinosas, cujo endurecimento é causado pelo aumento de
viscosidade, formando assim as estruturas coloidais rígidas. Após o
endurecimento, este ligante repele a água.
Ligantes hidrocarbonados – são o
conjunto de materiais de base betuminosa cuja origem pode ser o petróleo, carvão
ou outras materiais orgânicas afins.
Os principais materiais
Hidrocarbonados:
·
Betume – Mistura
complexa de hidrocarbonetos pesados. Pode ser de origem natural ou artificial.
Podem ser rochas asfálticas, asfaltos, alcatrões, bréu e piche.
·
Betume asfáltico –
Tem como origem o petróleo bruto, e é obtido por meio de destilação directa,
insuflação ou “cracking”.
Materiais Betuminosos:
·
Asfaltos -
Misturas naturais de betume asfáltico e inertes pétreos finos. Obtém-se por
evaporação dos materiais voláteis.
·
Rochas asfálticas –
são rochas que estão embebidas em betume
e obtem-se britas e areias basálticas.
·
Alcatrões –
são materiais líquidos ou semi-solidos à temperatura normal, obtidos por
pirogeneração de matérias orgânicas carbonáceas. A diferença relativamente aos
asfaltos deve-se ao seu cheiro mais intenso, mais deformável e pastoso e mais sensível
á temperatura.
·
Breu – é um
produto sólido, ou resíduo, que resulta da destilação dos alcatrões de ulha
(carvão mineral).
·
Piché – é um
produto sólido, ou resíduo, que resulta da destilação do alcatrão (mistura de
11 a 17% de betume com argila e pedrisco).
O Breu
e Piché aplicam-se:
·
estabilidade
de solos,
·
revestimentos
superficiais em pavimentação,
·
argamassas
e betões betuminosos de pavimentação,
·
impermeabilizações
em edifícios.
Betumes Asfálticos:
·
Betumes fluidificados –
Obtidos por adição de solventes que se evaporam, aplicam-se em:
o
Revestimentos
superficiais,
o
Estabilizações
de solos,
o
Impregnações.
Podemos
classifica-los de acordo com o tempo de presa (lento (SC), média (MC), rápida (RC)):
o
Betumes
fluidificados do tipo RC – ex:. gasolina,
o
Betumes
fluidificados do tipo MC – ex:.petróleo,
o
Betumes
fluidificados do tipo SC – ex:. gasóleo.
·
Emulsões betuminosas –
Resulta da dispersão de partículas de betume na água, usando emulsionantes
(tensio-activos) que diminuem a tensão superficial no betume. Podem ser
classificados por aniónicos (básicos) ou catódicos (ácidos), ou pelo tipo de
rotura se é lento, médio ou rápido.
·
Betumes Asfálticos:
o
Carbóides
(0,1%)
o
Carbenos
(0,2%)
o
Asfaltenos
(30%)
o
Maltenos
(70%)
Ensaio de penetração (EN 1426) –
Mede-se a profundidade (em décimos de milímetro) que uma agulha normalizada
penetra, sob um peso (100g) durante 5 seg, à temperatura de 25ºC. Este ensaio
repete-se 3 vezes, e a penetração final resulta da média dos 3 valores.
Classes
de Betumes (por destilação directa):
·
35/50
– temperaturas altas, elevado trafego
·
50/70
– mais comum
·
70/100
– pouco utilizado
·
160/220
– para fabrico de emulsões, ou revestimentos superficiais.
Ensaio de Anel e Bola (EN 1427)
– é determinada a
temperatura a que um betume contido num anel normalizado, desce até uma
profundidade de 25,4 mm, quando submetido a um peso de uma esfera (um acréscimo
de temperatura de 5ºC, por minuto). O resultado é a média dos dois anéis.
Como a penetração é influenciada pela
temperatura, o índice de penetração é determinada, da seguinte forma:
Em que,
TAB – temperatura de
amolecimento verificada no ensaio Anel e Bola
Ensaio Los Angeles
(desgaste) – permite avaliar a resistência de amostras do agregado à abrasão e choque
e de forma indirecta a resistência do agregado.
O envelhecimento dos betumes pode
traduzir-se:
·
Aumento
de consistência (diminuição da penetração aos 25ºC),
·
Aumento
do ponto de amolecimento (ensaio Anel e Bola),
·
Diminuição
da susceptibilidade térmica,
·
Aumento
da fragilidade ao frio.
Utilização de materiais
betuminosos:
·
Impermeabilizações de coberturas de edifícios:
o Betume
oxidado (membranas e massa de impregnação e colagem a quente)
o Betume
plastómetro (telas):
- Betumes
plastómetro do tipo AAP (polipropileno atática)
- Betumes
plastómetro do tipo SBS (estireno-butadieno)
·
Impermeabilizações de pavimentações:
o Betumes
asfálticos
- 40/50
(mais dura) – penetrações intermedias
-60/70
– zonas de cargas frequentes (climas quentes)
- 80/100
– misturas betuminosas (uso corrente)
-180/200
– revestimentos superficiais (climas menos quentes)
o Betumes
fluidificados (betume asfáltico pouco viscoso)
o Emulsões
betuminosas (componentes):
- Betume
( quando em excesso aumenta a impermeabilização e reduz a lubrificação)
- Água
- Emulsionantes
(diminui a tensão superficial e evita a coagulação)
- Aditivos
(melhoram a viscosidade e adesividade)
o Misturas
betuminosas (características)
- Boa trabalhabilidade
- Durabilidade
- Flexibilidade
- Estabilidade
- Resistência
à derrapagem
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