MATERIAIS METÁLICOS



Metais ferrosos e não ferrosos – são produtos compostos por elementos metálicos extraídos de minérios naturais, originando produtos de elementos puros ou pela combinação de diversos elementos (ligas metálicas).

Definições básicas:

Ligas – Considera-se como um elemento metálico que forma uma liga com um ou mais elementos, quando após solidificação de uma fase liquida, é formado um metal.

Componentes – Os elementos ou compostos que entram na composição de cada fase.

Fase – Parte homogénea e fisicamente distinta e separada das outras partes por uma superfície limite bem definida.


Constituintes – Fase (metal puro, composto ou solução solida) ou agregado de fases que apresenta no exame microscópico uma forma e distribuição características.




Glossário:

Fadiga – é o dano numa peça estrutural por propagação gradual de fissuras provocadas por variações repetidas de tensões.
Cada metal tem um “limite de fadiga” correspondente a uma tensão abaixo da qual suporta um  numero ciclos infinito, sem romper. Se se ultrapassar este limite o aço pode atingir a rotura com uma carga bem inferior à de rotura.
Fratura por fadiga – ocorre quando o comprimento da fissura é tal que a secção útil da peça passa a não resistir à carga instalada e dar-se-á a rotura repentina.

Relaxação dos aços – É a perda de tensão que se verifica ao longo do tempo numa secção de um provete de comprimento constante, sujeito a uma carga inicial e submetido a temperatura constante.

Fundente – pedra de cal ou magnésio adicionada a massa incandescente para separar o ferro da ganga. O fundente com a ganga dá a escória, que por mais fusível e leve que o ferro se acumula sobre o metal liquido.

Escoria – uma espécie de vidro de qualidade inferior que é produto da mistura entre a ganga e fundente.

Gusa – é a parte útil para a produção do aço, composta basicamente de ferro fundido com carbono entre 2,5 a 6,67%

Aço de alto teor de carbono – pouco utilizado por causa da sua grande fragilidade. Ferro + 1,8% a 2,5% de carbono.


Share on Google Plus

0 comentários: